terça-feira, 9 de setembro de 2014

Cearense pode ser o homem mais velho do mundo! Confira

Nascido em Pedra Branca e filho de escravos, cearense de 126 anos pode ser o homem mais velho do mundo

José Aguinelo da Silva nasceu em um quilombo, no município de Pedra Branca, no interior do Ceará
Cearense de 126 anos não dispensa o cigarro Foto: Reprodução/TV Globo

O homem mais velho do mundo pode ser um cearense. José Aguinelo dos Santos, filho de escravos, diz ter nascido no dia 7 de julho de 1888, em um quilombo, no município de Pedra Branca – poucos meses depois de a Princesa Isabel assinar a Lei Áurea, no dia 13 de maio do mesmo ano.

Aguinelo tem 126 anos e vive, atualmente, em um abrigo, na cidade de Bauru, em São Paulo. Sobre a infância no interior cearense, lembra apenas de ter morado com os pais e mais 6 irmãos, em uma casa grande, refúgio de escravos, onde não havia camas e todos dormiam no mesmo lugar. “Ele relata que nunca foi escravo, pois nasceu poucos meses depois da Abolição, mas sua mãe era”, conta a psicóloga da casa de repouso, Mariana Canassa.

A data de nascimento de “Zé Aguinelo”, como é chamado pelos companheiros do abrigo, foi estabelecida, em 2000, por um juiz da comarca de Bauru. Não há documentos que comprovem o ano em que ele nasceu, mas sua idade foi estipulada através de relatos contados pelo cearense.

“Antigamente, não havia burocracia para o acolhimento no abrigo, então, não era necessário que ele tivesse todos os documentos. Com o passar do tempo, para ser atendido pela rede pública, ele precisava de uma documentação. A partir daí, deu-se início ao processo de busca por uma certidão”, explica Mariana.

Ela diz que o idoso chegou ao abrigo em 1973, aos 85 anos, levado pelo antigo patrão, um grande fazendeiro da região. Desde criança, Aguinelo trabalhou na roça e deixou o Ceará rumo a São Paulo, em busca de trabalho. A família viveu durante um tempo, em Pedra Branca, mas mudou-se para a capital paulista, na época das construções das cidades metropolitanas.
José Aguinelo diz ter nascido poucos meses após a Abolição da Escravatura Foto: Reprodução/TV Globo

Com o tempo, o pai resolveu ficar em São Paulo e Aguinelo mudou-se com o irmão para o interior. A partir daí, a família começou a se separar. “Aqui ele trabalhou em uma plantação de cana, mas, antes de se estabelecer em Bauru, foi visitar os outros irmãos em diversos lugares”, relembra Mariana.

Cearense é considerado saudável para a idade

Apesar da idade avançada, Aguinelo não possui problemas graves de saúde e faz suas refeições sem o auxílio de profissionais. É introspectivo, mas não consegue ficar sozinho por muito tempo. Nos finais de tarde, gosta de cantar músicas antigas para os colegas e funcionários do abrigo.

O grande problema mesmo, segundo Mariana, é a hora do banho. “Ele não gosta muito de tomar banho. Antes, ele subia em uma mangueira que tem aqui, para fugir do banho. Por várias vezes, a equipe de enfermagem precisou subir na árvore para resgatá-lo”, relata, com bom humor, a psicóloga.

Zé Aguinelo também não gosta muito de participar das atividades oferecidas pela casa de repouso, como fisioterapia e pintura. Para incluí-lo nas dinâmicas do grupo, Mariana conta que a plantação de uma horta irá fazer parte da rotina da casa.
Apesar da idade avançada, Aguinelo faz suas refeições sozinho Foto: Reprodução/TV Globo

“Ele está sempre em grupo, mas não gosta de fazer as atividades. Respeitamos isso porque faz parte dele, da cultura dele. Vamos começar a plantar uma horta e achamos que, assim, ele vai gostar de participar, já que ele gosta de trabalhar na roça”, explica.

O gosto pela plantação é tanto, que, ao encontrar uma enxada largada, no terreno do abrigo, Zé Aguinelo começou a capinar em lugares impróprios, estourando o encanamento da casa. “Ele carpia em lugares que não podia e já estourou vários canos”, brinca Mariana.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário